segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Fraternidade Mariana do Coração de Jesus


HISTÓRICO

A partir do dia dois de agosto de 1974, numa primeira sexta-feira do mês, o grupo iniciou a vida em comunidade. Eram quatro jovens, professoras e estudantes. Formadas por Pe. Aloísio, scj, e em torno ao sacrário, o grupo hauria e continua haurindo forças para viver a vida espiritual, fraterna e de trabalho, no espírito de amor, reparação e misericórdia.

Com a chegada de novos membros, a vida foi-se consolidando, mediante intensa vida de oração, missa, adoração, leitura espiritual, devoção mariana, dias de recolhimento e frequentes palestras e reflexões de Padre Aloísio Boeing, scj.

O trabalho constituía-se em continuidade à vida de oração. Ativas, mas com dimensão contemplativa. Vida e ação, com dimensão Eucarística.

Os trabalhos iniciais da Fraternidade foram realizados junto aos sacerdotes, nas casas paroquiais, nas secretarias paroquiais, nas sacristias, na catequese e junto às famílias, nos serviços gerais das casas, e ainda nas escolas, como professoras.

As irmãs dedicam à oração, todo o tempo não ocupado no trabalho ou no descanso.  O sacrário é a meta para a qual tende todo o ser e todo o agir do grupo. Sem a união com o Coração Eucarístico de Jesus, qualquer ação torna-se pobre, estéril e fraca. “Sem mim, nada podeis fazer”! (Jo 15,5).

(Compêndio da Espiritualidade
Virtudes e Devoção da
Fraternidade Mariana do Coração de Jesus)